Em algum momento, todas as empresas nescessitarão da criação de um logo, seja no seu início, lançando um produto novo, na formalização do negócio ou durante alguma mudança de posicionamento.O logotipo é a marca da empresa: o símbolo e o nome que representam todo o serviço da companhia. Se for o logo de um produto específico, e é importante que todos tenham sua representação, a ideia é a mesma.Para criar um logotipo, alguns cuidados são essenciais, assim como um processo de pesquisa e a escolha dos elementos certos para marca. Conheça as 5 etapas para seguir ao criar um logo.

CONHEÇA BEM SUA EMPRESA
Parece redundante, mas essa etapa de pesquisa é importante para começar a moldar o logotipo, a cara da empresa. Se você é empreendedor, sabe melhor do que qualquer um como o negócio iniciou, quais são seus objetivos, seus principais produtos e serviços, etc.
Como o logotipo é quem apresenta sua empresa para o mercado, seus elementos devem representar o histórico, missão, visão e valores da companhia. Isso ajuda a humanizar sua marca e a atrair clientes alinhados a esses ideais.
ENTENDA O PÚBLICO-ALVO
Entender o público-alvo é outro passo importante durante a pesquisa. Você já deve conhecer o seu público, mas é preciso se aprofundar mais no perfil e interesses de quem consome a sua marca. Assim, você pode criar um logo que converse diretamente com os seus clientes.
Se, por exemplo, seu público é de jovens com estilo de vida saudável que procuram alimentos práticos para o dia a dia, isso deve ser registrado e apontado no briefing. Conhecer o nicho de mercado ajuda a definir os elementos que entrarão no processo de criar um logotipo.
PESQUISE A CONCORRÊNCIA
Esse ponto é importante para identificar se existe um padrão na comunicação da concorrência direta e também o que funciona (ou não) em relação às marcas.
Algumas áreas de atuação tem elementos comuns em suas identidades. Hospitais, por exemplo, sempre apostam em combinações de branco com azul ou verde. Restaurantes têm uma maior variedade, mas principalmente os fast foods abusam do vermelho.
Isso acontece porque as cores e outros elementos como as formas geométricas e as tipografias agregam significado a um logotipo.
LEVANTE IDEIAS E ELABORE UM BRIEFING
Com todas as constatações das etapas anteriores, você pode começar a descrever suas ideias para o logotipo em formato de briefing, que é um documento detalhado sobre a pesquisa e a construção da identidade.
Já é possível sugerir cores para o logo e ideias para o nome da empresa, seja em texto, símbolo, siglas, etc. Se a empresa já teve uma identidade e agora passa por um redesign, as referências deste primeiro logo também devem constar no briefing, se possível apontando o que será alterado, melhorado ou retirado – e o porquê.

PROCURE UM PROFISSIONAL
O designer é o profissional responsável por criar um logotipo e também todas peças de comunicação ou divulgação para um negócio. Eles se baseiam no briefing para construir a marca com as ideias do empreendedor e também com elementos mais atrativos ou práticos para a comunicação.
Confiar seu logotipo a um bom designer é a garantia de que sua empresa estará bem representada. Faça uma pesquisa de portfólios para encontrar o profissional ideal, com experiência na área e estilo próximo às suas expectativas.
Quer criar um logotipo para o seu negócio? Se inspire com a Agência M.A.R