Branding é uma estratégia de gestão da marca que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado. A presença é reconhecida pelo público, que passa a admirá-la e desejá-la, não só por aquilo que ela oferece, mas por tudo o que ela representa. Por isso, é preciso o desenvolvimento de uma estratégia coerente e relevante em tudo que envolve o negócio, desde o conceito até a comunicação, ações de marketing, valores adotados pela companhia e os produtos oferecidos. Assim, uma marca forte estabelece uma conexão emocional com o consumidor, fidelizando-o, podendo inclusive, torná-lo um agente de promoção do negócio.
Como funciona?
O branding, muitas vezes, é confundido com posicionamento de marca, identidade visual ou ações promocionais. Na verdade, tudo isso faz parte de um projeto consistente de branding, que transmite a mensagem da marca em qualquer meio ou plataforma. Portanto, diversas são as iniciativas para fortalecer a marca, como a identidade visual, que se dá por meio da escolha das cores, logo, tipografia e manual de marca, além do seu posicionamento, por meio de seus valores, linguagem e tom utilizados, canais escolhidos e o tipo de conteúdo produzido. A identidade do branding também aparece no ponto de vendas, nas redes sociais, nas ações de endomarketing, marketing promocional e de experiência.

Importância do branding
Ao unir todas essas iniciativas citadas, é possível observar a coerência da marca de ponta a ponta, garantindo credibilidade e confiança junto ao público. Logo, a importância de se ter uma marca forte é o alcance de maiores fatias do mercado, bem como a fidelização dos clientes.
Assim, para a construção de um branding forte, é preciso que a sua empresa consiga transformar estratégias de marketing em ações que reverberem no público desejado.